Adolescente tem morte cerebral e doação de órgãos salvam 5 vidas no DF, SP e MS
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Gabriel Barrios Pereira, de 13 anos, morreu após sofrer um acidente de moto, em uma fazenda. A escola do estudante publicou uma nota de pesar se despedindo. Equipe responsável pela captação dos órgãos em Dourados.
Thalyta Andrade
Gabriel Barrios Pereira, de 13 anos, teve os órgãos doados pela família nesta quinta-feira (10), após ser diagnosticado com morte cerebral no Hospital da Vida, em Dourados (MS). O adolescente sofreu um acidente de moto, no sábado (5), em Iguatemi. A morte encefálica do menino foi confirmada nessa terça-feira (8).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Pela urgência, a coleta de órgãos começou por volta das 9h, desta quinta. Os órgãos foram doados para pessoas do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Veja como ficou a distribuição:
Coração foi destinado a Brasília;
Duas córneas foram para pacientes de Campo Grande;
Fígado e rim ficaram em Campo Grande;
Outro rim foi para São Paulo.
O procedimento de captação de coração teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), pois o órgão deve ser transplantado em até quatro horas após a retirada. A operação marca a retomada desse tipo de procedimento na cidade, que não registrava uma captação cardíaca há quatro anos.
A operação mobilizou profissionais de diferentes regiões e contou com escolta da Guarda Municipal até o aeroporto de Dourados. Segundo a equipe responsável, a captação foi concluída por volta das 12h30.
Nota de pesar
Em homenagem ao aluno, a escola onde Gabriel estudava publicou uma nota de pesar nas redes sociais. Na mensagem, a despedida emocionou: “Eterno Gabriel, nossa estrelinha”.
Nas redes sociais, escola se despediu de Gabriel.
Redes sociais/Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: