Bloqueio atmosférico mantém MS sob tempo seco e aumenta perigo de queimadas
01/08/2025
(Foto: Reprodução) Áreas em vermelho estão em alerta máximo para umidade do ar.
Climatempo
Mato Grosso do Sul está em alerta por causa da baixa umidade do ar nesta sexta-feira (1º). De acordo com o Climatempo, o tempo seco, comum no inverno brasileiro, continua predominando em boa parte do interior do país.
O estado enfrenta alerta máximo, com umidade relativa do ar abaixo de 20%. A situação aumenta o risco de queimadas e pode causar problemas respiratórios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em Campo Grande, o calor seco predomina. As temperaturas podem chegar aos 33 °C. A combinação de calor e baixa umidade acelera a evaporação e resseca o solo e a vegetação, aumentando o risco de incêndios e o desconforto térmico.
Tempo seco
A situação é causada por um bloqueio atmosférico gerado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Esse sistema de alta pressão se fortalece no inverno e impede a formação de nuvens e chuvas, mantendo o céu limpo por vários dias.
Sem chuvas, o solo perde umidade com rapidez e a vegetação seca. Isso faz com que a umidade do ar caia ainda mais. O resultado são dias ensolarados e secos, com manhãs frias e tardes quentes — padrão típico do inverno no Centro-Oeste.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: