Brigadistas brasileiros e bolivianos se mobilizam para combater incêndio no Pantanal
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Brigadistas se mobilizam para combater fogo no Pantanal
Brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo/Ibama), de Corumbá (MS) e da Bolívia, se deslocaram na manhã desta terça-feira (2) para a região da Baía do Tamengo, na fronteira entre os dois países, atingida por um incêndio florestal.
Segundo o Ibama, o fogo começou há dois dias no Parque Nacional de Otuquis, na Bolívia, e atravessou para o lado brasileiro. Ainda não há informações sobre a dimensão da área atingida pelas chamas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O grupo de brigadistas é formado por cinco brasileiros e quatro bolivianos. O trajeto até o local é feito de barco e leva cerca de uma hora, conforme o Ibama.
"A área é de difícil acesso, tem alagamentos [típicos do Pantanal]. Ao chegar no local vamos analisar a estratégia do combate", informou o chefe de brigada do Prevfogo Corumbá, Luiz Otávio Vitório.
➡️ O canal do Tamengo liga a baía de Cáceres, em território boliviano, com a margem direita do rio Paraguai, no município de Corumbá. Sua foz encontra-se ao norte da sede municipal e sua margem esquerda é fronteira entre Brasil e Bolívia em 6 km. As informações são do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.
Brigadistas do Prevfogo/Ibama em deslocamento para combate de fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Fabiano do Valle/TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: