Destroços de avião que matou 4 pessoas são removidos três dias após queda no Pantanal

  • 26/09/2025
(Foto: Reprodução)
Cenipa e FAB finalizam retirada de avião que caiu e matou 4 pessoas no Pantanal O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e as Forças Aéreas Brasileira (FAB) finalizaram a remoção dos destroços do avião que caiu no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Na queda, quatro pessoas morreram, entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu. Veja o vídeo acima. Além de Yu, morreram na tragédia o piloto Marcelo Pereira de Barros e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr. Nesta sexta-feira (26), os corpos foram levados ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), em Campo Grande, para realização de exames complementares. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Com o uso de um trator e um reboque, os destroços da aeronave foram retirados do local da queda e levados até a sede da fazenda. A previsão é de que os destroços sejam transportados ainda nesta sexta-feira para outro local, onde devem passar por uma nova etapa de análise. A Polícia Civil investiga duas hipóteses: voo fora do horário permitido e transporte remunerado (táxi-aéreo). Nem a pista, nem a aeronave tinham autorização para voos noturnos. A tentativa de pouso ocorreu por volta das 18h10, já no escuro, segundo a polícia. LEIA TAMBÉM Ausência de caixa preta dificulta investigação de queda de avião no Pantanal Avião que caiu no Pantanal fazia voo irregular e pousou fora do horário permitido 'Minha jornada está começando', disse arquiteto chinês em último vídeo postado antes de morrer em queda de avião no Pantanal Queda de avião O avião não possuía caixa preta, o que dificulta a investigação sobre as causas do acidente, segundo a delegada Ana Cláudia Medina, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil (Dracco). O avião era um Cessna 175, fabricado em 1958, modelo que não dispõe de caixa preta. Conforme a Força Aérea Brasileira, esse tipo de equipamento só passou a ser adotado nos Estados Unidos a partir de 1960. Nenhuma aeronave desse modelo fabricada entre 1958 e 1962 vinha equipado com caixa preta. Segundo a Força Aérea Brasileira, esse tipo de equipamento só passou a ser adotado nos Estados Unidos a partir de 1960, inicialmente em aeronaves comerciais maiores. Nenhum modelo original do Cessna 175 tinha obrigação legal de ser fabricado com caixa preta nesse período. A ausência da caixa preta dificulta a apuração das causas do acidente porque esse equipamento registra dados cruciais do voo, como velocidade, altitude, posição da aeronave e funcionamento dos sistemas. Também grava as conversas entre os tripulantes na cabine. Essas informações costumam ser decisivas para entender o que ocorreu nos momentos que antecederam a queda. Registrado sob a matrícula PT-BAN, o avião era de pequeno porte e autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a operar apenas sob regras visuais e durante o dia. O modelo não possui instrumentos adequados para voos noturnos ou em condições meteorológicas adversas, exigindo que o piloto mantenha referência visual com o horizonte e o solo. Infográfico - queda de avião mata 4 pessoas em MS Arte/g1 Destroços do avião que caiu no Pantanal são retirados. Edmar Melo/TV Morena Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

FONTE: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/09/26/destrocos-de-aviao-que-matou-4-pessoas-sao-removidos-tres-dias-apos-queda-no-pantanal.ghtml


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