Em menos de 24h, MS registra tempestade com mais de 1 milhão de raios e ventos de até 140 km/h
03/11/2025
(Foto: Reprodução) Árvores e postes caíram durante temporal em Campo Grande.
Em menos de 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou mais de 1,1 milhão de raios e ventos de até 140 km/h entre sábado (1º) e domingo (2). O fenômeno provocou estragos em diversas regiões do estado.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) e o NetClima, a temperatura despencou de 35°C para 19°C no período, com registro de 11 milímetros de chuva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O Cemtec informou que Campo Grande foi uma das cidades mais atingidas, com 9.182 raios registrados no período.
Na sexta-feira (31), a Energisa Mato Grosso do Sul, responsável pelo fornecimento de energia no estado, já havia emitido um alerta sobre o risco de tempestades. A previsão se confirmou, e houve queda de granizo em algumas áreas.
LEIA TAMBÉM
Casas sem luz e vias interditadas: estragos ainda são contabilizados após temporal
Parque das Nações é interditado após temporal com ventos de 50 Km/h
Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), o Brasil é o país com maior número de raios no mundo. Mato Grosso do Sul está entre os quatro estados brasileiros com maior incidência dessas descargas.
A Energisa informou que ativou um plano de contingência climática devido aos estragos e continua trabalhando para restabelecer a energia nas regiões mais afetadas.
As equipes de manutenção estão concentradas na região centro-sul do estado, onde há mais registros de quedas de energia.
A concessionária recomenda que, durante tempestades, as pessoas permaneçam em locais seguros, desliguem aparelhos da tomada e evitem contato com estruturas próximas à rede elétrica.
Árvores e postes caíram em várias partes da cidade durante temporal.
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul