Enem 2025: Gestão de tempo e estratégia são chaves para o sucesso
21/10/2025
(Foto: Reprodução) Com a proximidade do Enem 2025, a ansiedade e a pressão aumentam para milhares de estudantes em Campo Grande e em todo o Brasil. Para muitos, a prova é a principal porta de entrada para a universidade e, consequentemente, para a realização de um sonho. No entanto, o bom desempenho vai muito além de ter o conteúdo na ponta da língua.
Segundo especialistas em educação, a preparação para o Enem, especialmente para cursos concorridos como Medicina e Engenharias, deve ser vista como um verdadeiro "concurso". A nota de corte é um fator decisivo e desclassifica muitos candidatos que, apesar de terem estudado muito, não conseguiram a pontuação necessária.
O diretor do Colégio Nota 10, Higor, ressalta que a gestão do tempo é a habilidade mais importante para qualquer prova de grande porte. "Se a pessoa não sabe como realizar esse tipo de prova, a nota será abaixo do esperado. As questões do final da prova, por exemplo, não são necessariamente as mais difíceis. Mas, por conta do cansaço e da falta de tempo, é comum os alunos errarem mesmo questões simples", explica.
Colégio Nota 10 – Unidade Garças.
Assessoria Nota 10.
Colégio Nota 10 – Unidade Garças.
Assessoria Nota 10.
Mais do que simulados: a estratégia por trás da prova
Muitas escolas oferecem simulados e rankings para indicar o desempenho dos alunos. No entanto, o Enem é o único indicador definitivo que realmente aponta se o estudante tem chance de passar no curso desejado.
O Colégio Nota 10 se destaca na preparação dos alunos porque foca na estratégia individualizada. "Nós respeitamos a característica pessoal de cada estudante, oferecendo um acompanhamento personalizado em nossas mentorias individuais", afirma Higor. Essa abordagem permite que o aluno identifique seus pontos fortes e fracos e desenvolva táticas para otimizar a prova.
A maioria dos alunos recebe rankings e pontuação com a Teoria de Resposta ao Item (TRI) nos simulados, mas poucas escolas oferecem uma interpretação dos erros. Higor explica a importância dessa análise: "O aluno precisa refletir sobre o que ele perdeu em cada prova. Foi falta de atenção? Falta de concentração? Falta de estratégia ao ler o comando da questão? A natureza dos erros que ele comete nos simulados tende a se repetir no dia da prova. É por isso que só saber a sua classificação não é suficiente."
Colégio Nota 10 – Unidade Garças.
Assessoria Nota 10.
A importância de errar menos
Uma das táticas é o estudo do tipo de erro mais comum do aluno. A partir da natureza dos erros, pode-se entender que a evolução dos resultados não depende unicamente da carga horária de estudo, mas também do modo como o aluno realiza uma prova, como: estratégia e confiança. Por exemplo, se o estudante tem dificuldade em cálculo, a estratégia é priorizar as questões que ele tem maior chance de acertar primeiro.
Outro ponto crucial é a atenção aos comandos das questões. "Sabia que em 70% das vezes ficamos entre duas alternativas e marcamos a resposta errada? Isso tem a ver com autoconfiança e a comparação das alternativas, em que deveríamos relacionar ao comando da questão.”, afirma Higor.
A conclusão é simples e direta: quanto menos você errar, melhor será seu desempenho. E, para isso, é preciso entender a fundo como a prova funciona. "É como se inscrever para uma corrida com o mesmo trajeto que você corre todos os dias, mas com uma subida enorme no final. O treinamento tem que ser diferente", compara Higor. Por isso, conhecer a fundo a contagem de notas do Enem e as peculiaridades da prova é fundamental.
Evento gratuito para estudantes em Campo Grande
Para ajudar os estudantes de Campo Grande a se prepararem de forma estratégica para o Enem, o Colégio Nota 10 realizará um Aulão gratuito.
Quando: Sábado, 25 de outubro de 2025, das 14h às 18h na Unidade Garças
Inscrições:
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link.