Memória musical: relembre a vez em que Délio e Delinha emocionaram Campo Grande com ‘Cidade Morena’
11/08/2025
(Foto: Reprodução) Memória musical: relembre a vez em que Délio e Delinha emocionaram Campo Grande
Há alguns anos, Délio e Delinha emocionaram o público ao vencer um concurso promovido pela TV Morena em homenagem aos 102 anos de Campo Grande. A canção “Campo Grande Cidade Morena”, escrita nos anos 1960 e regravada, recebeu mais de 6 mil votos. O público votou tanto por urnas nos terminais de ônibus quanto pela internet.
A dupla, que começou na música em 1957 em rádios da capital, conquistou o público em 1959 com os sucessos “Malvada” e “Cidades Irmãs”. A partir daí, abriram caminho para uma carreira marcada por intensa presença em todo Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O casal e a dupla se separaram nos anos 70, mas na década seguinte voltaram a cantar juntos.A participação não foi fruto de campanha, apenas da memória e do afeto popular.
“Nós não fizemos uma manifestação, não pedimos nem um voto pra ninguém e ganhamos”, recordou Délio.
A afetuosidade do público era palpável: fãs se emocionavam na praça, pedindo autógrafos com alegria. Quando perguntados sobre inspiração, Délinha respondeu com simplicidade.
“Campo Grande não precisa de muita inspiração. Ela já é a coisa mais linda que eu gosto, que eu amo.”
E o trecho mais emblemático? Segundo Delinha, é aquele que fala do aniversário da cidade, 26 de agosto, e da coragem do homem que plantou aqui uma capital — uma homenagem direta aos fundadores de Campo Grande.
Memória viva da dupla que encantou gerações
A trajetória de Délio e Delinha permanece presente na memória afetiva da música sul‑mato‑grossense. Délio José Pompeu faleceu em 2010, aos 84 anos.
Em mais de 60 anos de dedicação a música, Delinha gravou 19 álbuns e 2 DVDs. A discografia conta com 39 discos, entre LP's e CD's. Conforme os dados, esta é a maior discografia registrada no estado. Delinha, partiu aos 85 anos, em 2022, deixando um legado definido por sua força, talento e por ser considerada “a Dama do Rasqueado".
A iniciativa integra as celebrações pelos 60 anos da TV Morena. As reportagens que marcaram a trajetória da emissora estão disponíveis na Globoplay, enquanto as publicações semanais no 'Memórias TV Morena' irão relembrar as principais coberturas dessas seis décadas de história.
Délio e Delinha.
TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: