RMC celebra 60 anos em festa em Campo Grande: ‘O futuro vai ser brilhante’
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Zahran um sonho no ar
Uma festa de gala realizada, na noite dessa quinta-feira (5), em Campo Grande, celebrou os 60 anos da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC). A empresa está presente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e engloba um conglomerado de mídia com TV, rádio e portais de notícia.
"A empresa cresceu junto com os estados. Junto com a economia. E a gente só tem a celebrar. A gente tem uma história muito completa aqui da família. Uma história muito completa do crescimento regional. E é muito bom você ver o Brasil crescendo de uma forma e a gente acompanhando esse crescimento", explica o presidente do Grupo Zahran, Caio Turqueto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Caio Turqueto, presidente do Grupo Zahran
TV Morena
Mais que comemorar, a festa de 60 anos da RMC consolidou seis décadas de empreendedorismo, segundo o CEO da Copa Energia, Pedro João Zahran Turqueto.
"É uma empresa geracional. Fundada pelo meu avô e os irmãos dele. A gente está sempre olhando para o futuro. A gente sabe que tem bases muito sólidas. E bases que são fincadas nesses dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Então, eu acho que o futuro vai ser brilhante", destacou o CEO da Copa Energia, Pedro João Zahran Turqueto.
Em discurso durante a festa, o diretor-geral da RMC, Nicomedes Silva Filho, relembrou que o crescimento da empresa se deu pelo empreendedorismo, mas, também, porque quem apostasse nesse modelo de negócio seis décadas atrás.
"É uma história riquíssima de muita luta, de muito trabalho árduo, de seis irmãos que começaram do zero, desde a cidade de Bela Vista. Veio pra Campo Grande a família, e aqui eles começaram a fazer esse trabalho. Um trabalho espetacular que culminou com esse resultado que a gente tem hoje. Uma empresa sólida, voltada para a comunidade."
Nicomedes Silva Filho, diretor-geral da RMC
TV Morena
O evento reuniu parceiros que estão nos intervalos comerciais da TV Morena e da Centro América. “É muito bacana ver uma família como a família Zahran, a relação que eles têm com a comunidade. Que tem com a cidade. Com o empresariado. É muito emocionante”, diz Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira.
A noite também contou com autoridades, que ressaltaram a importância da RMC no desenvolvimento de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
"A TV e os empreendimentos do Grupo Zahran têm um papel determinante nesse processo. São histórias que se confundem. São histórias que se somam e ajudaram a construir o que nós somos hoje, e ajudam a construir o futuro", afirmou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP).
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), esteve em Campo Grande para a participar da celebração. “Hoje aqui, para mim, para todos nós, é um orgulho estar presente nessa data tão simbólica que representa não só um passado cheio de vitórias e conquistas, mas, acima de tudo, uma perspectiva de futuro ainda mais brilhante.”
“Mais do que isso. Estampa em todo esse processo de sessenta anos a ética. Você pode observar que a boa informação em cima da verdade, em cima dos acontecimentos, sempre chega na sociedade. E é isso que a gente espera de um conceito de uma imprensa livre, porém verdadeira”, complementou o senador Nelsinho Trad (PSD).
Noite de celebração
O grupo Flor Ribeirinha apresentou o siriri e o cururu, dança conhecida no Mato Grosso.
Lucas Oliver- TV Morena
A Orquestra Indígena, apoiada pela Fundação Zahran em Mato Grosso do Sul, fez a trilha sonora da festa. O grupo Flor Ribeirinha apresentou o siriri e o cururu, estilos muito conhecidos em Mato Grosso. O Grupo Tradição também se apresentou, assim como Alceu Valença, que fez o show da noite.
Profissionais que fazem os programas da TV Morena e TV Centro América apresentaram reportagens sobre a história e a participação da RMC em importantes coberturas nos dois estados. Para dar cor e som a um momento tão importante, dois palcos — um deles com 178 metros — foram montados na casa de eventos. Por trás da arte, luz e transmissão, trinta e dois profissionais.
A RMC é formada por mais de 700 colaboradores e está presente em nove cidades de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Diante a tanta grandiosidade, as celebrações de 60 anos continuam.
Programação especial
O Globo Repórter desta noite (5) é especial para os dois estados. Vai mostrar o poder de transformação do jornalismo comunitário, a cultura, o meio ambiente, a força do agro e o esporte.
A partir do dia oito deste mês, cada um dos telejornais das duas emissoras vão exibir séries de reportagens especiais sobre a história da RMC, coberturas importantes e a relação com os telespectadores.
No dia 12, mais uma produção especial: ‘Zahran, um sonho no ar’. Documentário e cinema, juntos, para relembrar o pioneirismo dos irmãos Zahran. Os desafios para a chegada da televisão no interior do país à construção de uma das maiores empresas de comunicação do Brasil.
Festa de gala em Campo Grande celebrou os 60 anos da RMC
TV Morena
Comemoração dos 60 anos da RMC
TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: